Depois de um tempo "desaparecido" Okami retorna com grande potência sendo relançando para Nintendo Wii pela Capcom com créditos para, já não existente, Clover Studios, criadora também de God Hand e Viewtifull Joe.
Antes que você se pergunte "A história do jogo foi alterada??" a resposta é não, a história e contexto do game nao foi alterado, mantendo o mesmo trabalho já lançado anteriormente na plataforma PS2 da Sony.
Okami aborda um tema épico da lenda de Amaterasu Omikami, deusa do sol e divindade mais respeitada do panteão xintoísta, reincarnada na forma de Loba. O xintoismo é uma religião de raízes japonesas de comnunhão com a natureza onde tudo é sagrado, os astros, os rios, a fauna, o ser humano e a flora. Todas lendas mostradas no game são muito conhecidas no Japão, apesar de apresentarem certos aspectos incomuns aos olhos ocidentais.
A história começa com o espadachim Izanagi que destrói uma grande besta chamada Orochi. Após uma árdua batalha, Orochi foi finalmente aprisionado em uma caverna, e seu mal selado por toda eternidade. Muito tempo depois, certo indivíduo curioso pega espada que prendia a besta, libertando mais uma vez as trevas em torno da Terra. Para libertar a Terra das trevas somente um deus poderia repetir tal proeza executada pelo valoroso guerreiro, eis que entra em cena a deusa Amaterasu Okami, uma entidade em forma de lobo branco que carrega consigo o inestimável poder de mudar tudo à sua volta, através da reunião de 13 outras divindades. Com o decorrer da história contada em belos cut-scenes percebesse que a a história não é tão simples como se parece e sim mais complexa e interessante.
O game teve algumas melhorias gráficas, na versão para Wii, podendo ser jogado em alta definição e widescreen tornando ainda mais belo os gráficos em cell-shading muito bem escolhidos e trabalhados, passando aquela impressão de estar imerso em um quadro de pintura com aquela textura irregular e cores bem vivas que se movimentam e transformam-se na tela, encaixando-se perfeitamente ao conceito do game que utiliza o "pincel divino", uma espécie de ferramenta que pode agregar até 13 divindades, cada uma delas é representada pelos animais do horóscopo chinês mais o gato. Além da magia que corta objetos e pedras - alguns poderes podem ser melhorados mais tarde -, há outras que permitem criar fogo, fazer chover e ventar, rejuvenescer a flora, ou subir pelas paredes.
Além das melhorias gráficas, houve uma significante mudança nos famosos slowdowns que antes prejudicavam na versão para PS2, tornando mais "fluído" o desenrolar do game.
Outra diferença tornando-se vantagem na plataforma Nintendo Wii foi o novo esquema de controles com o Wiimote, podendo manusear suas pinceladas no game de uma forma diferente daqueles que ja tiveram experiência com o game na versão PS2 da Sony, isto poderá até afugentar alguns que já estão mais aptos aos controles convencionais ou uma curiosidade a mais para quem curte um novo modo de se jogar, ainda mais um clássico.
A princípio os novos controles pode parecer imprecisos mas com um pouco de treino e tempo, logo se torna fácil e nota-se a grande diferença na hora de utilizar o pincel.
Os efeitos sonoros é um show a parte, poderosos e muito bem trabalhados completam o universo fascinante do game. A trilha sonora passa a idéia das músicas folclóricas japonesas tornando ainda mais imerso o universo épico oriental. Por ter tantos personagens, não foi possível colocar dublagens, mas o som genérico imitando a entonação da fala caiu muito bem no game.
Ao desenrolar do jogo em vão se recuperando suas habilidades, o jogador poderá aumentar o raio de atuação. Essa abordagem é comum desde que a série "The Legend of Zelda" praticamente formatou essa mecânica de jogo, mas o ponto de contato entre ambos vai além: "Okami" têm a genialidade que fez da franquia de Shigeru Miyamoto ser o mito que é hoje.
Em geral o game que já era uma obra de arte nipônica tornou-se ainda melhor na versão para Wii, com algumas melhorias e o novo controle mais divertido proporcionando pincelar suas aventuras lendárias e quase divinas em forma de arte que se torna o game.
Trailer (Comparativo PS2 <-> Wii )
Obs: fato interessante do título Okami que possuí um duplo sentido na palavra podendo significar "Grande divindade" ou " Lobo".
Obs2: Agora fiquei com vontade de jogar a versão Wii, apesar de ter a de PS2 ¬_¬
ref.: Capcom, GameTrailers, FinalBoss
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