sexta-feira, 13 de junho de 2008

Corpo Reprojetável V.001

Depois de muito tempo sem postar nada, venho aqui postar o motivo pelo qual estive ocupado essas semanas corridas e desesperadas sem tempo para divertimentos e entretenimentos. Já aproveitando também que hoje é sexta-feira 13 e nada mais propício do que este post.
Corpo Reprojetável V.001 é um trabalho interdisciplinar produzido pelo grupo Ilusorium ao qual faço parte, em que foi proposto neste semestre a criação de um site experimental baseado em algum artista que utiliza tecnologia em suas obras de arte. O nosso doidão escolhido foi Stelios Arcadiou vulgo Stelarc, um artista performático que demonstra em suas apresentações um tanto chocantes, como nosso corpo está obsoleto em meio ao avanço tecnológico em que vivemos. Confira no site dele para ter uma noção do que estou querendo dizer com "doidão".
Após muitos dias de pesquisa teórica, leituras sobre sublime, cibercultura, estética, actionscript, photoshop e todo resto que pudesse nos ajudar neste trabalho, conseguimos chegar a um ponto específico, demonstrar o corpo sublime em meio a tecnologia. Como fazer isto que foi o maior problema, no início o grupo era leigo no assunto, assim como muitas pessoas no geral ainda não entendem ao certo o que é estética, muito menos do sublime o que pode levar a não interpretação real de uma obra com esta estética, mas isto é um outro papo que poderá ser discutido futuramente, sublime é uma coisa sublime de se explicar em apenas um post, recomendo aulas com professor Roberto Kazuo Yokota (hahaha olha o jabá aí Yokota).
Voltando ao assunto, nosso projeto então propôs a criação de um corpo em meio a um ambiente digamos, grotesco, com pedaços de corpos, máquinas, fios etc. para criar um ambiente um pouco hostil.
O corpo do dito cujo em meio a este ambiente, será alterado biologicamente por meio de uma interação na cadeia de um DNA, poderá ser alterado também com aparatos tecnológicos como pernas, braços etc. deixando o avatar um tanto monstruoso.
Pode não ser tão assustador de cara, mas futuramente tentaremos por em prática nossas idéias iniciais mais grotescas a lá grind splatter gore.

Join!


Assim que possível postarei as referências do trabalho, como filmes, bibliografias, imagens e o trabalho teórico em si para os que tiverem interesse.
Para maiores dúvidas - grupoilusorium@gmail.com

Nenhum comentário: