sábado, 15 de março de 2008

Palestra - Faces Contemporâneas


Palestra do evento Faces Contemporâneas ocorrida no 11 de março de 2008, Arte e Tecnologia - Pensando o Contemporâneo apresentada pela Profª e Coordenadora Rachel Zuanon e o Prof. Paulo Antonio Carvalho Costa.

A palestra teve início com a Profª Rachel Zuanon que apresentou alguns de seus trabalhos, como principal foi discutido a importância de uma metodologia e programação de trabalho para garantir uma melhor facilidade no desenvolvimento de um projeto e evitar problemas que podem acontecer em seu decorrer, em alguns vezes, ajudando até soluciona-los. Além dos muitos trabalhos apresentado por Zuanon, a palestra ficou mais focada, além de tomar o maior tempo, em sua obra Computador Vestível Afetivo Co-evolutivo, que demonstra as convergências entre as interfaces co-evolutivas, interfaces cérebro-computador e as interfaces de captura de movimento, à criação e execução de movimentos a partir de dois sistemas tecnológicos de comunicação, um associativo e outro não associativo. De uma forma associativa, o projeto é caracterizado por meio de uma roupa e nela estão alocados sensores que captam os sinais de comunicação sensório-motora de uma forma remota e local, enquanto na instância não associativa investiga-se o desenvolvimento de um sistema tecnológico para a estimulação e criação de movimentos artísticos dirigidos às práticas danças. A partir dos movimentos executados pelo usuários, vestindo a roupa, são transmitidos para um mock-up tridimensional em um computador, que interpreta estes movimentos, o analise e demonstra como ele poderia ser executado de uma forma digamos "melhor".

Em seguida Prof. Paulo apresentou alguns tópicos em relação à artistas que usavam a interatividade em seus trabalhos, como exemplo Jefrrey Shaw, um dos pioneiros do uso da interatividade e virtualidade em muitas de suas instalações. Suas inúmeras instalações desafiam conceitos convencionais de espaço e as mais recentes experiências utilizam conceitos de realidade virtual que expõem o usuário à visualização de espaços simulados. Mas infelizmente não sobrou tempo para que o professor pudesse apresentar todo conteúdo do artista pois, como havia dito anteriormente, a profª Zuanon havia tomado o maior tempo em sua apresentação.

Em geral a palestra teve um conteúdo significativo para desenvolvedores, pesquisadores, designers etc. que trabalham nesta área que envolvem uma utilização elaborada de metodologia projetual para tornar possível trabalhos como estes abordados pelos professores e seguindo como exemplo para elaboração dos projetos interdisciplinares propostos para esse semestre de 2008 e também servindo para projetos não acadêmicos, é claro.




Obs: Em uma crítica gostaria de lembrar que professores sempre nos recordam por meio autoritário, em alguma das vezes, na organização em geral de apresentações, pois bem, acho que faltou um pouco de organização nesta não?

Nenhum comentário: