sábado, 15 de março de 2008

Palestra - São Paulo pelos olhos de Rodchenko



Palestra ministrada em 03 de março de 2008
Apresentação do projeto interdisciplinar 2º semestre de 2007.

Alexander Rodchenko foi um dos fundadores do movimento construtivista russo. Sua versatilidade artística proporcionou uma maneira diferenciada de exercer o design da sua época. Verificamos seu processo de composição de imagens, nos valendo de pesquisa de campo, levantamento iconográfico e, principalmente, referências bibliográficas. Analisando os aspectos da linguagem visual de trabalhos fotográficos e de fotomontagens do artista - especialmente a valorização da linha como elemento principal, obtida pela captura das imagens vistas sob ângulos variados e diferenciados, incluindo a técnica "bird's-eye view" (visão de olhos de pássaro, ou de cima para baixo) e a técnica "worms-eye view" (visão de minhoca, ou de baixo para cima), conseguimos demonstrar a importância com que Alexander Rodchenko partia da realidade captada por suas fotografias para estabelecer a composição de seus trabalhos de design. Desse modo, pode-se considerar que tais fotos possuíam as relações compositivas adequadas ao êxito comunicativo de seus trabalhos de design gráfico.

Clique na imagem para visualizar a Animação para Web

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de dar os parabéns pela comparação que foi feita das fotos de vcs, com o trabalho que Rodchenko poderia ter realizado por aqui, se bem que acho que ele tb teria optado por outras cores básicas, como azul ou verde. De qq forma, tá lindo assim. Mas gostaria de conhecer as referencias bibliográficas que voces utilizaram para este trabalho, já que estou a procura de material especifico sobre Rodchenko, e quase nada encontro. Se bem que mesmo assim eu fiz uma apresentação sobre eleno Simpósio de 2007 na Univ São Judas. Eu estou interessado em começar um projeto de mestrado sobre ele, mas preciso de mais informações, que sejam de ocnfiança, para começar a elaborar um pré projeto. Se vcs puderem me enviar por email (murilo.alvim@gmail.com), eu agradeço.