quinta-feira, 3 de abril de 2008

Filme - Dororo - inspirado no mangá de Osamu Tezuka

Dororo

O filme foi inspirado em um trabalho de Osamu Tezuka, um dos melhores quadrinistas do Japão até sendo chamado de "Deus do mangá" por alguns.

A história se passa na era Sengoku, uma época marcada por muitas guerras constantes e sangrentas em que depois de uma dessas batalhas, um humano é 'presenteado' por 48 demónios, conhecidos como Majins, antes mesmo da criança nascer estes demónios fazem um pacto com o pai da criança, um guerreiro samurai chamado Kagemitsu Daigo, em que se tornaria indestrutível e conseguiria atingir o posto de lorde protetor de todo o Japão. Em troca, o samurai deveria dar a cada um dos majins um pedaço do corpo de seu filho que estava para nascer. Daigo aceita a proposta e, quando a criança vem ao mundo com o corpo incompleto, é jogada em um rio para morrer. Mas para sorte dá sofrida criança Hyakkimaru ele é encontrado e adotado por um velho eremita, que com a ciência e tecnologia que só existem no mundo dos mangás, constrói os membros e órgãos para a criança a partir de pedaços de cadáveres e lâminas são instaladas nos braços de Hyakkimaru utilizando-as como armas. Ao crescer, Hyakkimaru descobre que se quiser ter os seus membros e órgãos verdadeiros de volta, precisará matar os demónios Majins que estão de posse de seus membros que foram oferecidos.

Mas você se pergunta.. por que o nome do filme é Dororo?? Quem é Dororo??
Dororo é praticamente uma coadjuvante na estória. Uma menina que foi criada como um menino e que vive de pequenos furtos. Um dia, depois de presenciar Hyakkimaru a massacrar um demónio, resolve acompanhá-lo, aparentemente apenas pela aventura.

O filme é dirigido por Akihiko Shiota, que já fez Kono mune ippai no ai o, Yomigaeri e Gaichu, abusa de belos efeitos especiais em seus monstros que só os japoneses tem está ótima imaginação para criá-los, coreografias de Tony Ching Siu Tung , que já trabalhou em filmes como Shaolin Soccer, Hero, Clã das Adagas Voadoras entre mutios outros, deixou um pouco a desejar pois as cenas de luta só se passam na maioria das vezes contra CG de monstros e pouco com pessoas reais, um figurino bem elaborado e uma uma fotografia muito bem trabalhada que chega a dar gosto, sem deixar de lado a atmosfera oriental épica, remetendo muito aos filmes épicos de samurais e aos animês e mangás.






Nota interessante :
O mangá Dororo foi publicado entre 1967 e 1968 mas Tezuka interrompeu os quadrinhos sem concluir a história. Assim, quando Dororo ganhou uma série de animação de 26 episódios em 1969, a parte final da história foi criada pelos produtores. Da mesma forma, parte do roteiro do filme também não existe no mangá.

_______________________________________

Osamu Tezuka's Blood Will Tell / Dororo - Playstation 2 (2004).


Outra coisa interessante além do mangá e do filme é o game baseado na história com o título em americano, Osamu Tezuka's Blood Will Tell e no japonês, Dororo - Playstation 2 (2004). No jogo, a história é a mesma, o jogador poderá escolher lutar com diversos tipos de armas, como lâminas instaladas nos braços de Hyakkimaru, uma bazuca escondida dentro de sua perna, ou armas encontradas durante a aventura. Dororo traz o estilo de adventure 3D de lutas de samurai com cenários bem abertos e com uma boa jogabilidade.






Ref.: Site do filme Dororo, ipcdigital, IMDB, Gamespot.

Nenhum comentário: