domingo, 13 de abril de 2008

Robot Suit HAL


"Pode parecer poético quando eu falo do obsoletismo do corpo humano actual, mas a visão que eu tenho não é utopia. Se já se pode fertilizar fora do corpo humano e alimentar um feto fora do útero feminino, então - tecnicamente falando - podemos ter vida sem nascimento. E se até podemos substituir partes do corpo humano que funcionam mal e colocar lá componentes artificiais, então - mais uma vez, tecnicamente falando - não há necessidade de morte. Chegamos a uma situação em que a vida já não é mais condicionada pelo nascimento e pela morte. O corpo não necessita mais de ser 'reparado', pode simplesmente ter partes substituídas." (STELARC, entrevista ao site http://www.janelanaweb.com)

Começei este post com esta citação retirada de uma entrevista com Stelarc ao site JanelaWeb, pois ao ver a demonstração do HAL - Hybrid Assistive Limb, uma espécie de esqueleto que interpreta os sinais cerebrais que comandam os músculos, ativando o esqueleto biônico para lhe proporcionar mais força e firmeza para carregar peso, auto sustenção, facilitando movimentos de idosos e deficientes físicos. O esqueleto pode lhe garantir um considerável aumento de força física, por volta de 2 a 10 vezes, dependendo do modelo que estiver usando.

Em testes realizados na apresentação de 11/04/2008, o usuário da "roupa" conseguiu carregar 30kg de arroz sem esforço físico ou gota de suor derramada, mas antes que digam " AH! eu ja carreguei saco de cimento de 50kg e nao precisei dessa coisa de bicha ai!! " ... "sem esforço" imagine então uma pessoa mais..digamos "bombada" que levanta no supino 30kg em todos os seus dias de academia, utilizando um roupita desta, fazendo umas contas pré-primárias 2x30 = 60, sendo 2x o valor que a roupa agrega de força ao indivíduo e 30 o quanto o cara aguenta normalmente de peso, 60 seria então o resultado do indivíduo com a roupa podendo carregar sem esforço algum, 60kg de peso e dizer " putz kra eu sou forte pra %¨#@&$3 ".

Rapidamente em minhas considerações finais, acho que esse esqueleto irá proporcionar grandes melhorias ao nosso "corpo obsoleto"(Stelarc), nos tornaremos mais fortes, ágeis e capazes de ultrapassar esforços físicos antes impossíveis ao corpo humano comum. Mas por um lado mais pessimista de minha parte, evoluiremos então pelo meio da tecnologia?? Caminhamos para um futuro de zumbis e ciborgues com ações pré-programadas por um sistema imbutido em nossos cérebros?? A mente superando o corpo?.
Questões essa que me fiz durante pesquisa em faculdade sobre as teorias e obras de Stelarc em relação ao corpo humano.

O corpo humano não deve ser considerado uma estrutura eficiente, nem definitiva, pois nada mais somos, do que resultado de estímulos do meio em que vivemos, somos um emaranhado de sensores que interagem com o meio e respondem a estímulos. Prender-se a essa forma, e até mesmo a essa espécie, é interromper a evolução, não da espécie em si, mas do individuo.
(STELARC, trecho do livro - A arte no século XXI: a humanização das tecnologias.)




*Fato interessanti ou neura de nerd : Impressão minha ou a empresa que desenvolveu isso chama-se Cyberdyne?
Coincidentemente o mesmo nome da empresa da trilogia do filme "Exterminador do futuro" Cyberdyne Systems que desenvolveu T-800 e o Serie 1000 carinhosamente criados para matar humanos e também criador da Skynet, sistema que controla os queridos robozinhos. Até o logotipo da empresa japonesa é meio parecido com a do filme, dêem uma olhada.
Acho que tô vendo TV demais O.O!

ref.: NowLoaded, Wikia, JanelaWeb, Stelarc site, Cyberdyne

Nenhum comentário: