sexta-feira, 25 de abril de 2008

Okami e o seu retorno lendário para o Wii



Depois de um tempo "desaparecido" Okami retorna com grande potência sendo relançando para Nintendo Wii pela Capcom com créditos para, já não existente, Clover Studios, criadora também de God Hand e Viewtifull Joe.

Antes que você se pergunte "A história do jogo foi alterada??" a resposta é não, a história e contexto do game nao foi alterado, mantendo o mesmo trabalho já lançado anteriormente na plataforma PS2 da Sony.

Okami aborda um tema épico da lenda de Amaterasu Omikami, deusa do sol e divindade mais respeitada do panteão xintoísta, reincarnada na forma de Loba. O xintoismo é uma religião de raízes japonesas de comnunhão com a natureza onde tudo é sagrado, os astros, os rios, a fauna, o ser humano e a flora. Todas lendas mostradas no game são muito conhecidas no Japão, apesar de apresentarem certos aspectos incomuns aos olhos ocidentais.

A história começa com o espadachim Izanagi que destrói uma grande besta chamada Orochi. Após uma árdua batalha, Orochi foi finalmente aprisionado em uma caverna, e seu mal selado por toda eternidade. Muito tempo depois, certo indivíduo curioso pega espada que prendia a besta, libertando mais uma vez as trevas em torno da Terra. Para libertar a Terra das trevas somente um deus poderia repetir tal proeza executada pelo valoroso guerreiro, eis que entra em cena a deusa Amaterasu Okami, uma entidade em forma de lobo branco que carrega consigo o inestimável poder de mudar tudo à sua volta, através da reunião de 13 outras divindades. Com o decorrer da história contada em belos cut-scenes percebesse que a a história não é tão simples como se parece e sim mais complexa e interessante.

O game teve algumas melhorias gráficas, na versão para Wii, podendo ser jogado em alta definição e widescreen tornando ainda mais belo os gráficos em cell-shading muito bem escolhidos e trabalhados, passando aquela impressão de estar imerso em um quadro de pintura com aquela textura irregular e cores bem vivas que se movimentam e transformam-se na tela, encaixando-se perfeitamente ao conceito do game que utiliza o "pincel divino", uma espécie de ferramenta que pode agregar até 13 divindades, cada uma delas é representada pelos animais do horóscopo chinês mais o gato. Além da magia que corta objetos e pedras - alguns poderes podem ser melhorados mais tarde -, há outras que permitem criar fogo, fazer chover e ventar, rejuvenescer a flora, ou subir pelas paredes.

Além das melhorias gráficas, houve uma significante mudança nos famosos slowdowns que antes prejudicavam na versão para PS2, tornando mais "fluído" o desenrolar do game.
Outra diferença tornando-se vantagem na plataforma Nintendo Wii foi o novo esquema de controles com o Wiimote, podendo manusear suas pinceladas no game de uma forma diferente daqueles que ja tiveram experiência com o game na versão PS2 da Sony, isto poderá até afugentar alguns que já estão mais aptos aos controles convencionais ou uma curiosidade a mais para quem curte um novo modo de se jogar, ainda mais um clássico.
A princípio os novos controles pode parecer imprecisos mas com um pouco de treino e tempo, logo se torna fácil e nota-se a grande diferença na hora de utilizar o pincel.

Os efeitos sonoros é um show a parte, poderosos e muito bem trabalhados completam o universo fascinante do game. A trilha sonora passa a idéia das músicas folclóricas japonesas tornando ainda mais imerso o universo épico oriental. Por ter tantos personagens, não foi possível colocar dublagens, mas o som genérico imitando a entonação da fala caiu muito bem no game.

Ao desenrolar do jogo em vão se recuperando suas habilidades, o jogador poderá aumentar o raio de atuação. Essa abordagem é comum desde que a série "The Legend of Zelda" praticamente formatou essa mecânica de jogo, mas o ponto de contato entre ambos vai além: "Okami" têm a genialidade que fez da franquia de Shigeru Miyamoto ser o mito que é hoje.


 

 

 


Em geral o game que já era uma obra de arte nipônica tornou-se ainda melhor na versão para Wii, com algumas melhorias e o novo controle mais divertido proporcionando pincelar suas aventuras lendárias e quase divinas em forma de arte que se torna o game.

Trailer (Comparativo PS2 <-> Wii )


Obs: fato interessante do título Okami que possuí um duplo sentido na palavra podendo significar "Grande divindade" ou " Lobo".

Obs2: Agora fiquei com vontade de jogar a versão Wii, apesar de ter a de PS2 ¬_¬

ref.: Capcom, GameTrailers, FinalBoss

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